quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Gaveto e Ferrugem desafiados a promoverem menus de harmonização que realcem os vinhos nacionais

Iniciativa desenvolvida pela ViniPortugal e AliveTaste para incentivar a melhoria do serviço de vinho na restauração e a boa articulação entre menus e cartas de vinho



Os restaurantes Gaveto e Ferrugem vão preparar almoços vínicos nos dias 28 de outubro e 19 de novembro, nos quais serão sugeridas harmonizações com vinhos nacionais. A iniciativa é organizada pelo AliveTaste, com o apoio da ViniPortugal.

Seis restaurantes já receberam esta iniciativa que tem como objetivo divulgar bons exemplos de harmonização da gastronomia nacional e das criações de chefs que evidenciem a qualidade dos vinhos portugueses. A par, estes almoços vínicos visam ainda incentivar a promoção de um melhor serviço de vinho na restauração e a boa articulação entre menus e cartas de vinho.

As várias personalidades do painel que participam em cada almoço, analisam a refeição de acordo com vários critérios, procurando destacar o melhor e consolidando os parâmetros referência que devem ser seguidos. Assim serão votados pela mesa presente em cada refeição, o melhor vinho apresentado, a melhor harmonização proposta, o melhor prato sugerido de entrada, peixe, carne e sobremesa. Será transmitida também uma opinião sobre a avaliação do serviço de vinhos, por cada membro da mesa, com o mesmo critério das votações anteriores. As refeições terão a cobertura especializada em vídeo da Lightbox, em produção conjunta com a AliveTaste.


Cronograma dos almoços já realizados

Palco - do hotel Teatro – Chef Arnaldo Azevedo

Astória – do Hotel Intercontinental – Chef Pedro Sequeira, com sugestões de vinhos do escanção João Monteiro 

reformulado restaurante Foz Velha - Chefe Marco Gomes

Boa Nova do Chef Rui Paula com harmonizações do escanção Carlos Monteiro

Pousada do Freixo com Chef Tony Salgado

Terrela com Chef Hélio Loureiro



Após cada almoço são difundidas reportagens sobre estes conceituados restaurantes, com uma análise ao nível dos vinhos. Será destacado o serviço, a carta (abrangência de regiões, tipos de vinhos, equilíbrio preço/qualidade de serviço), o serviço de vinho a copo, e harmonizações como base do serviço prestado, para um equilíbrio harmonioso da refeição, a gastronomia ao nível da cozinha praticada e respetivo serviço de sala.

Este projecto piloto vem no seguimento de reportagens que têm sido desenvolvidas por Mário Rodrigues nos últimos três anos, com a fotografia do Pedro do Canto Brum, focadas nas harmonizações e no papel que o vinho tem no sucesso de qualquer refeição, evidenciando o serviço cada vez mais importante dos vinhos e da sua associação com a gastronomia.



Sobre o AliveTaste

www.alivetaste.com é um site de referência na gastronomia, vinhos e turismo de qualidade, sendo o critico enogastronómico Mário Rodrigues o fundador e dinamizador.



Sobre a ViniPortugal

A ViniPortugal, Organização Interprofissional do setor vitivinícola, reconhecida pelo Ministério da Agricultura, tem como missão promover a imagem de Portugal, enquanto produtor de vinhos por excelência valorizando a marca “Vinhos de Portugal” e contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do valor dos vinhos portugueses, assim como da sua diversidade. Promove os vinhos tranquilos portugueses em 11 mercados internacionais.

A ViniPortugal agrupa estruturas associativas e organizações de profissionais ligadas ao comércio (ANCEVE e ACIBEV), à produção (FENAVI e FEVIPOR), às cooperativas (FENADEGAS), aos destiladores (AND), aos agricultores (CAP) e às regiões demarcadas (ANDOVI).

O seu Plano de Marketing para 2015, no montante de 7,5 Milhões de euros, prevê implementar mais de 110 projetos distribuídos por 11 mercados, dos quais 50 ações envolverão diferentes agentes económicos.

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