sábado, 8 de novembro de 2014

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL: 25 ANOS DA QUEDA DO MURO DE BERLIM, domingo, a partir das 23h00, na RTP2


No dia em que se assinalam os 25 anos da queda do Muro de Berlim, a RTP2 dedica o seu serão de domingo a este feito que abriu o caminho para a reunificação da Alemanha e que constituiu um dos acontecimentos mais revelantes em todo o mundo.





Dia 9 de novembro às 23h00

CERCADOS (“Walled In”)

Curta metragem de animação sobre a queda do Muro de Berlim, o maior símbolo da divisão do mundo entre bloco ocidental e oriental.

A noite dramática de dia 9 de novembro de 1989 viu a queda do muro que dividia a Alemanha. Hoje, é difícil imaginar o que era a realidade amarga de apenas algumas décadas atrás. Pela primeira vez, uma animação de computador realista revela o vasto sistema de segurança de fronteira interna da Alemanha e o Muro de Berlim, sendo que ambos foram recriados virtualmente com o maior pormenor.





às 23h10

1989 – TODOS BERLINENSES

Em novembro de 1989 o Muro de Berlim finalmente caiu.

A queda do Muro de Berlim abriu o caminho para a reunificação da Alemanha que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990. Muitos apontam este momento também como o fim da guerra fria. A unificação da Alemanha trouxe profundas alterações políticas, sociais, económicas e também artísticas. Neste programa debate-se a importância que este acontecimento provocou em todo o mundo.

O economista Ricardo Arroja modera o debate com Sandra Dias Fernandes (Dir. Mestrado Relações Internacionais da Universidade do Minho), Paulo Cunha e Silva (Crítico de arte, curador e médico) e José Maria Brandão de Brito – Economista.






às 23h52

CERCADOS – Making Of
(“Walled In – Makinf Of”)

Making Of da curta de animação sobre a queda do Muro de Berlim, o maior símbolo da divisão do mundo entre bloco ocidental e oriental.

As maquetes, os desenhadores, toda a produção do filme que reconstitui o vasto sistema de segurança de fronteira interna da Alemanha e o Muro de Berlim, sendo que ambos foram recriados virtualmente com o maior pormenor.




Sem comentários:

Enviar um comentário