terça-feira, 18 de novembro de 2014

“As Primeiras Coisas” de Bruno Vieira do Amaral é o vencedor do Prémio Literário Fernando Namora

Com o romance “As Primeiras Coisas”, o escritor Bruno Vieira do Amaral é o vencedor da 17a edição do Prémio Literário Fernando Namora, instituído pela Estoril Sol, no valor de 15.000 euros. 


O Júri, presidido por Guilherme D`Oliveira Martins, decidiu atribuir o Prémio Literário Fernando Namora, respeitante ao ano de 2013, a Bruno Vieira do Amaral por maioria de votos.

Na acta, o júri salientou que “A obra de Bruno Vieira do Amaral singulariza-se pela estrutura romanesca, pela linguagem escorreita, pela efabulação, pela actividade temática e um forte sentido real”.

Ao galardão candidataram-se largas dezenas obras, tendo a "short list" integrado, além de Bruno Vieira do Amaral, os escritores Afonso Cruz, Ana Margarida de Carvalho, Ana Cristina Silva, Luis Cardoso e Nuno Júdice, respectivamente, com os romances “Para onde vão os guarda-chuvas”, “Que Importa a Fúria do Mar”, “A Segunda Morte de Anna Karénina”, “O ano em que Pigafetta completou a circum-navegação” e “A Implosão”.

Recorde-se que o Júri da 17a edição do Prémio Literário Fernando Namora, instituído pela Estoril Sol, além de Guilherme D`Oliveira Martins, em representação do Centro Nacional de Cultura, inclui José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Maria Alzira Seixo, Liberto Cruz e João Lobo Antunes, convidados a Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, pela Estoril Sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário