sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Biblioteca de São Lázaro... A Biblioteca pública mais antiga de Lisboa...

 A Biblioteca pública mais antiga de Lisboa criada em 1883, mais tarde designada por Biblioteca Municipal de São Lázaro está instalada num edifício de arquitetura neoclássica erudita, preservando ainda, na sala de leitura principal, o mobiliário original, no qual se destacam a disposição hexagonal da sala, o mezanino, e detém coleções únicas no país no âmbito da literatura infantil.


Podemos afirmar hoje que detém um espólio de mais de 21 mil livros, incluindo 5200 títulos em língua portuguesa, espanhola e francesa, publicados nos séculos XVII e XX, sobre a História de Portugal, os Descobrimentos, a expansão e colonização portuguesa, espanhola e francesa.

De destacar, também, a coleção "Memórias de outras infâncias", que inclui cerca de seis mil títulos infantis e juvenis editados em Portugal entre 1883 e 1979.


Foi renovada e abriu as suas portas em Novembro de 1993. Tem espaços arejados onde articulam a palavra escrita, a palavra falada e a imagem. 

O utilizador tem ao seu dispor, para lá dos livros (cerca de 15.000 vol.), novos suportes documentais que vão do jornal ao CD e ao vídeo. A Biblioteca de São Lázaro tem assim as suas portas abertas a públicos de diferentes faixas etárias, de diferentes graus de ensino, com interesses distintos.

E num espaço onde se respira tanta cultura e história como nesta grandiosa sala de leitura, porque não juntar um pouco de moda e glamour a todo este ambiente que o espaço nos proporciona?

Pois bem. Com toda a disponibilidade e carinho com que nos receberam nesta biblioteca, podémos fazer de maneira a responder à pergunta como poderão ver de seguida...



















Agradecimentos: Biblioteca de São Làzaro na pessoa de Rui Faustino e Joaquina Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário