quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Chefe Vítor Matos e Subchefe André Silva apresentam reinterpretações de pratos de referência na obra de Eça de Queirós

Largo do Paço serve requintado Jantar Queirosiano



‘À mesa com o Eça, entra a travessa’ assim se apresenta o evento gastronómico Jantar Queirosiano que serve no dia 29 de novembro, sábado, no restaurante Largo do Paço reinterpretações gastronómicas dos pratos referenciados pelo ilustre escritor português em algumas das suas mais famosas obras.

Neste jantar especial os sabores do final do século XIX, descritos nos romances queirosianos, são reinterpretados sob a mestria do Chefe Vítor Matos e do Subchefe André Silva, e apresentados aos comensais com a dignidade de uma verdadeira obra de arte, esta para o paladar.

A ‘Sopa muito quente com macarrão’ d’ “o Primo Basílio”, o ‘Lombo assado de porco’ acompanhado com ‘Arroz de favas’, que Jacinto n’”A Cidade e as Serras” elogia, a ‘Sopa Juliana’ e a ‘Cabidela de galinha’ d’”O Crime do Padre Amaro” são alguns dos pratos confecionados à luz dos novos tempos mas sem perder o gosto ao antigamente.

No restaurante para deleite dos participantes neste jantar especial serão lidos excertos de alguns dos famosos romances queirosianos. O serão será também abrilhantado com música a preceito.

As reservas para o Jantar Queirosiano do restaurante da Casa da Calçada, que será servido a partir das 19h30, podem ser feitas através do site www.largodopaco.com ou através dos contactos 255.41.830 e reservas@casadacalcada.com.

A participação no jantar é limitada à ocupação da sala, com 60 lugares, e tem um custo de 114€ para duas pessoas (57€ por pessoa). O preço para duas pessoas foi simbolicamente escolhido por se assinalar este ano os 114 anos desde da morte de Eça de Queirós.





Vítor Matos, Chefe do Largo do Paço

Com um percurso profissional dividido entre Portugal e a Suíça o Chefe Vitor Matos, dirige a cozinha do restaurante Largo do Paço desde Maio de 2010, mantendo a estrela Michelin que o restaurante conquistou em 2004. Do seu percurso profissional constam passagens pelo Tiara Park Atlantic Hotel, Quinta do Pendão, Vidago Palace Hotel Golf & Spa, Grande Hotel das Caldas da Felgueira, Grande Hotel da Curia e Estalagem Quinta do Paço. O premiado chefe, que já este ano foi eleito ‘Melhor Cozinheiro de Portugal’ nos Prémios Arco Atlântico Gastro, prima pela utilização dos produtos da época, genuínos e frescos, potencializando o seu paladar. A cozinha do Chefe Vítor Matos possui influências mediterrânicas e apresenta-se como uma mescla entre a tradição e as novas tendências gastronómicas.


André Silva, Subchefe do Largo do Paço

Estudou cozinha na Escola Profissional Infante D. Henrique, que finalizou em 2005. Em 2007 foi distinguido com o Troféu Nobre jovem. Em 2009 foi convidado para subchefe do Chefe Vitor Matos no Largo do Paço. O seu talento foi reconhecido com o prémio de Melhor Chefe do ano e a recompensa será a possibilidade de estagiar com um dos melhores chefes do mundo, Alex Atala.







Casa da Calçada Relais & Châteaux / Premiado com 1 estrela Michelin e eleito pelo Guia European 50 Best.com o Melhor Restaurante da Europa, o restaurante Largo do Paço está inserido na Casa da Calçada, Relais & Châteaux construída durante o séc. XVI, para ser um dos principais palácios do Conde de Redondo. Recuperada em 2001 a propriedade já é um dos hotéis mais emblemáticos e simbólicos da hospitalidade portuguesa, tendo-se tornado, em Novembro de 2013, membro da conceituada cadeia dos Relais & Châteaux. A recuperação da Casa da Calçada – Relais & Châteaux, feita por uma equipa de arquitetos, preservou o estilo barroco original, mantendo os elementos neoclássicos. A decoração de estilo romântico transmite, através da mobília, tecidos e detalhes decorativos, um ambiente de casa de família, onde os hóspedes voltam ao passado, tirando proveito da tranquilidade acolhedora dos vários recantos. A Casa da Calçada – Relais & Châteaux foi declarada, pelo Governo Português um edifício de relevante interesse Arquitetónico, Histórico e Cultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário