sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Almada abre Semana Europeia da Mobilidade 2016 em debate com gurus internacionais



O Fórum Global Ecomobilidade vai discutir a mobilidade urbana e abrir a Semana Europeia da Mobilidade 2016, a 16 de setembro em Almada. A Conferência contará com a presença de dois gurus internacionais em urbanismo e ecomobilidade: Konrad Otto-Zimmermann e Gil Peñalosa, bem como com a abertura do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

Este encontro é organizado pela Câmara Municipal de Almada, Agência Municipal de Energia de Almada, AGENEAL, Câmara Municipal de Lisboa e EcoMobility Alliance. O objetivo será debater e lançar alguma luz sobre a resolução de problemas quotidianos como congestionamento, poluição do ar e sonora, elevado consumo de energia, emissões de CO2, apropriação excessiva do espaço público pelo automóvel e sinistralidade rodoviária. Os dois gurus internacionais irão apresentar soluções inovadoras para responder com sucesso a estas questões, partilhando exemplos de diferentes cidades de todo o mundo que foram redesenhadas para uma escala mais humana com áreas de estadia, prioridade aos modos suaves de transporte, etc.

Também neste evento, será assinado o Manifesto “Menos um Carro” que marca o alargamento desta iniciativa além da cidade de Lisboa. O projeto “Menos um Carro” – que aqui será apresentado pelo Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta – pretende, através da partilha de informação, sensibilizar e motivar os cidadãos a repensar a forma como olham para o transporte público, a bicicleta e o veículo privado.

A participação no Fórum é gratuita, contudo a inscrição é obrigatória.

Sem comentários:

Enviar um comentário