terça-feira, 22 de setembro de 2015

Teolinda Gersão vence com “Passagens” o Prémio Literário Fernando Namora

Com o romance “Passagens”, Teolinda Gersão foi a vencedora da edição deste ano doPrémio Literário Fernando Namora, instituído pela Estoril Sol. É a segunda vez que a escritora recebe o mesmo galardão. Em 2001, foi igualmente distinguida com “Os Teclados”.

Na deliberação do Júri, tomada por unanimidade, assinala-se ainda o invulgar número de romances concorrentes – perto de uma centena -, bem como a qualidade literária de muitos deles, constando da lista de finalistas votados os nomes de António Tavares, H. G. Cancela, João Tordo e Lídia Jorge.

Na acta, o Júri salientou em Teolinda Gersão “tratar-se de uma obra que foca temas de grande actualidade, com um número muito significativo de personagens, com uma economia de texto sóbria e ponderada, assumindo uma crítica social ligada à heterogeneidade das realidades familiares contemporâneas”.

O Júri enfatiza, ainda, que Teolinda Gersão “trata o tema das passagens não apenas de cada ser humano para com os outros, mas também na relação entre a vida e a morte – numa atmosfera poética, que muitas vezes surpreende o leitor . O ideal humano e social de cada personagem, designadamente, dos cuidadores e dos doentes, está fortemente ancorado na capacidade de compreender as diversas facetas da vida”.

Teolinda Gersão nasceu em Coimbra, estudou Germanística, Romanística e Anglística nas Universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim, foi Leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim, assistente na Faculdade de Letras de Lisboa e, depois, professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada. A partir de 1995 passou a dedicar-se exclusivamente à literatura.

Recorde-se que o Júri do Prémio Literário Fernando Namora, no valor de 15 mil euros, instituído pela Estoril Sol, que vai na sua 18ª edição, além de Guilherme D`Oliveira Martins, que preside e representa o Centro Nacional de Cultura, inclui José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz, convidados a título individual e, ainda, Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, pela Estoril Sol.

O vencedor do ano passado foi Bruno Vieira do Amaral, com o seu romance “ As Primeira Coisas”. A cerimónia da entrega do Prémio está prevista para a segunda quinzena de Novembro próximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário