segunda-feira, 7 de setembro de 2015

QUANDO O TEATRO SE CRUZA COM A MODA









Na noite da “Vogue Fashion Night’s Out”, o Teatro da Trindade INATEL junta-se ao Gentleman’s Journal e organizam um momento de Debate e troca de ideias sobre a relação intrínseca entre as artes do Teatro e da Moda.

Às 18h de 10 de Setembro, no Salão Nobre do Teatro, marcam presença vários intervenientes da moda nacional, para conversar sobre a relação entre a arte cénica e o design de moda.


Quando o Teatro se cruza com a Moda

• Eduarda Abbondanza, Presidente da Associação ModaLisboa

• Anabela Becho, Conservadora de moda e curadora - MUDE

• Graziela Sousa, Designer, Professora FAUL e investigadora

• José António Tenente, Designer de Moda

• Filipe Faísca, Designer de Moda



De facto, estas duas artes sempre andaram de mãos dadas por vários motivos. A Moda esteve sempre presente no Teatro, quer nas roupas do público, quer no palco onde ainda hoje tem o seu lugar garantido. Veremos como esta relação foi sendo estabelecida ao longo dos tempos, chegando ao momento atual em que a Moda parece viver com muita teatralidade.

Percebemos, também, que a Moda atualmente utiliza as estruturas do Teatro: a cenografia, os efeitos de luz e som, coreografias, happenings e performances (as novas e inúmeras formas de se realizar os desfiles) que são tipos específicos do fazer teatral, inclusivé a criação de personagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário