Esta academia, fundada em 1993 no Centro Cultural de Ambronay, é uma plataforma de integração e profissionalização de jovens músicos de toda a Europa. O principal objetivo é criar uma rede que dê oportunidade a jovens de se formar e atuar pelo mundo. No final, são selecionados cerca de 20 instrumentistas de toda a Europa para se apresentarem num concerto; no CCB, terão como maestro Enrico Onofri, violinista de renome a nível mundial e diretor artístico e pedagógico da academia.
A academia de Ambronay faz parte, a par de mais 50 instituições culturais e musicais, do projeto europeu “eeemerging”, que visa apoiar e formar estudantes de música e ensembles emergentes, dando-lhes a oportunidade de intercâmbio com outros países na Europa e proporcionando-lhes condições de trabalho, entre outras coisas.
No programa apresentado no CCB, caberá aos 20 jovens selecionados o desafio de interpretar peças para três solistas, uma tipologia instrumental escolhida pelos compositores não só por razões estéticas, mas também por toda a carga simbólica do número 3. Serão dadas a conhecer obras de Johann Pachelbel (1653 – 1706), Johann Sebastian Bach (1658 – 1750), Arcangelo Corelli (1653 – 1713), Antonio Vivaldi (1678 – 1741) e Georg Philipp Telemann (1681 – 1767).
Sem comentários:
Enviar um comentário