terça-feira, 7 de julho de 2015

Prémio vai distinguir Cidadania Cultural em homenagem a Vasco Graça Moura

Um novo Prémio com o nome de Vasco Graça Moura e em sua homenagem vai ser instituído pela Estoril Sol em parceria com a Editora Babel, com o objectivo de distinguir, anualmente, a Cidadania Cultural. 

O primeiro vencedor do Prémio, com o valor de 40 mil euros, será conhecido a 3 de Janeiro de 2016, coincidente com o dia do aniversário do homenageado. 

O Prémio Vasco Graça Moura estará reservado a uma personalidade de nacionalidade portuguesa, que se tenha notabilizado por um conjunto de obras ou por uma obra original e inovadora de excepcional valia para a Cidadania Cultural do País. 

De acordo com o regulamento, o Prémio poderá ser atribuído a um escritor, ensaísta, poeta, jornalista, tradutor ou produtor cultural que, ao longo da carreira haja contribuído para dignificar e projectar no espaço público o sector a que pertença.

Ao promover este Prémio, a Estoril Sol e a Babel assumem a convicção de que a sua natureza e abrangência serão o justo reconhecimento pela obra de Vasco Graça Moura, e pela sua imensa, profícua e invulgar polivalência criativa. 

As candidaturas deverão ser apresentadas e fundamentadas pelos membros do Júri e por personalidades ou entidades que o desejem fazer.

O Prémio será atribuído por um Júri presidido por Guilherme D`Oliveira Martins, cuja base é comum ao dos Prémios Literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís - ao qual presidiu Vasco Graça Moura - acrescentado pelos representantes da Editora Babel, parceira da iniciativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário