terça-feira, 3 de junho de 2014

Um “Exército de Paz e Diálogo intercultural sino - europeu”, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência




Chegou até ao antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres no Museu Nacional de História Natural e da Ciência – UL, à Politécnica, após longo périplo por toda a China, iniciado em princípios de 2011, passando por Shaanxi, Suzhou, Heilongjiang, Ningbo, Zhongshan, HUbei, Fuzhou, Changchun, tendo depois, em meados de 2013, entrado pela Europa… por Tallin na Estónia, por Tsinandali na Geórgia… agora em Lisboa… seguindo depois rumo a Bucareste, Paris, Roterdão, Praga, Pisa, Luxemburgo, estando prevista a invasão de Bruxelas lá para meados de 2015 !



O mais importante Imperador da China Qin Shi Huangdi, em vida, mandou construir um mausoléu, onde seria enterrado, guardado por um exército de milhares de soldados em terracota, em tamanho natural, que o defenderiam para a eternidade, que hoje se podem apreciar em Xian, depois de descobertos, por acaso, em 1974.
Escolhidos e convidados que foram, pela Qu Art - Bruxelas, um/a Artista escultor/a de cada um dos 28 Países da UE e 3 da China, tendo-lhes sido lançado o repto de criarem a sua própria interpretação dos Guerreiros, com uma única condição, a de não ostentarem qualquer símbolo bélico, mas sim serem transmissores de Paz, Diálogo, Compreensão, entre diferentes povos, entre diferentes culturas….
…. temos ante os nossos olhos o resultado desse desafio, um conjunto único de esculturas, em diversos materiais, de uma inigualável diversidade artística, cada peça transportando em si laivos da identidade própria do seu País, lembrando que é na diversidade e na convivência pacífica o nosso mundo pode avançar, cimentando o DIÀLOGO.

Em nome de Portugal, José de Guimarães respondeu ao desafio, fazendo jus a toda a sua criatividade e à universalidade da sua obra ; o seu Guerreiro “sino-europeu” lá está a mostrar a histórica faceta lusa do diálogo e compreensão entre povos e culturas.
A Exposição estará patente até 12 de Julho p.f., de terça – feira a sexta - feira entre as 10h e as 17h; sábado e Domingo entre a 11h e as 18h.

Sem comentários:

Enviar um comentário