quinta-feira, 7 de julho de 2016

FESTIVAL AO LARGO 2016 MILLENNIUM BCP - Dias 9, 16 e 23 de julho, pelas 21h45, na RTP2


















A RTP2 irá transmitir em direto, nos dias 9, 16 e 23 de julho, o Festival ao Largo, um evento organizado pelo Teatro Nacional de São Carlos. O Festival inclui espetáculos de ópera, teatro, música sinfónica, coral-sinfónica e bailado, que convidam à celebração da música e das artes performativas. Um dos grandes destaques da edição deste ano é a celebração dos 400 anos da morte de William Shakespeare.



9 de julho

A Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Orquestra de Sopros e Percussão do Conservatório Regional de Artes do Montijo apresentam, sob a direção musical de Joana Carneiro e com Pedro Meireles no violino a solo, Mãos na pedra, olhos no céu de Mário Laginha, Sinfonia Espanhola, op 21, de Edouard Lalo e Abertura 1812 de Tchaikovski.



16 julho

Romeu e Julieta, indubitavelmente a mais popular obra de Shakespeare, inspirou os compositores deste programa. Se a peça teatral teve sucesso imediato, será curioso observar que o mesmo não aconteceu às obras que ouviremos e que, à época das suas primeiras audições, não obtiveram a aceitação que elas hoje nos merecem: com fracos aplausos.



23 julho

O estrondoso sucesso de Cavalleria Rusticana, em 1890 no Teatro Costanzi, em Roma, trouxe ao compositor Pietro Mascagni uma notoriedade nunca mais igualada nas suas óperas posteriores.

“Nunca a devia ter escrito primeiro”, afirmava amiúde o compositor. Baseada na obra teatral de Giovanni Verga, um dos pilares do verismo, a ópera colhe no ciúme e na traição o seu ímpeto dramático mais essencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário