A Educação na Era Digital: Análise de Boas Práticas
Conferência dia 21 de julho
Fundação Calouste Gulbenkian
Analisar boas práticas em escolas europeias, em matéria de utilização de tecnologias no contexto educativo, é um dos objetivos da conferência A Educação na Era Digital: Análise de Boas Práticas que se realiza no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, esta quinta-feira, com a participação de 12oo pessoas, a lotação máxima deste auditório.
Ao longo do dia 21, as escolas presentes e os vários especialistas portugueses nestas matérias apresentarão resultados e boas práticas no campo da Educação na era digital. No decorrer da conferência, será apresentado o ‘Notebook de Boas Práticas’ acerca da utilização das tecnologias digitais em contexto educativo. Trata-se de um documento digital, em constante atualização, baseado na experiência de várias entidades e que aborda temáticas como “as salas de aula do futuro”, as ferramentas WEB na educação do século XXI, a literacia digital de alunos e professores, e a pedagogia interativa. Este produto é visto pelos coordenadores do projeto como uma oportunidade para se continuar o debate acerca do papel das tecnologias da informação enquanto recurso estratégico das salas de aula do século XXI, bem como para o desenvolvimento de competências e para a atualização e disseminação de boas práticas.
Em simultâneo com a conferência, no dia 21 será replicado perto do Grande Auditório um ‘Ambiente Educativo Inovador’, para permitir o contacto de todos os participantes com esta realidade, para o esclarecimento de dúvidas, bem como proporcionar a conversa com professores e alunos em contexto de trabalho, no referido espaço.
Promovida pelo Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações, a conferência A Educação na Era Digital: Análise de Boas Práticas nasce do projeto “Salas de Aulas Europeias no século XXI: enfrentar os desafios da era digital com criatividade e inovação”, iniciado em 2014 e apoiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Erasmus+. Este projeto, sob a coordenação do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia (Peniche), envolve escolas de Espanha, Itália, Bulgária e Polónia, as quais têm vindo a trocar experiências para desenvolver competências no uso de ferramentas digitais, produzir materiais pedagógicos e promover e disseminar boas práticas.
PROGRAMA
09h30 – Sessão de Abertura
João Costa, Secretário de Estado da Educação
Guilherme d’Oliveira Martins, Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian
10h00 – Apresentação do Projeto e do Notebook de Boas Práticas
José Loios, Diretor do Agrupamento de Escolas da Atouguia da Baleia
Ana Batalha, Coordenadora do Projeto
10h30 – A Educação na Era Digital
António Dias de Figueiredo, Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Coimbra
Jim Ayre, Senior Advisor European Schoolnet
Júlio Pedrosa, Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Aveiro
11h30 – Form@ção de Professores e Promoção do Sucesso Educativo-Novos modelos da formação para novos desafios e contextos
Nicolau Borges, Diretor do Centro de Formação da Associação de Escolas Centro-Oeste
11h45 – Melhorias na Aprendizagem: Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI
José Verdasca, Professor da Universidade de Évora
14h30 – Apresentação das experiências e boas práticas de seis países europeus, no âmbito das Salas Europeias do Século XXI
Agrupamento de Escolas da Atouguia da Baleia, Portugal
SOUEE “Konstantin - Kiril Filosof, Bulgária
IES Las Banderas, Espanha
IIS Vittorio Emanuele II, Itália
Miejskie Gimnazjum nr 1im. Jana Pawla II w Knurowie, Polónia
Promethean Limited, Reino Unido
16h45 – Avaliação do Projeto
Paulo Moreira, Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações
17h00 – Sessão encerramento
Manuel Carmelo Rosa, Diretor do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações
Ana Batalha, Coordenadora do Projeto
Mafalda Leónidas, Assessora do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações
Ana Teresa Santos, Relatora
Sem comentários:
Enviar um comentário