terça-feira, 26 de janeiro de 2016

PRÉMIO INTERNACIONAL FERNANDO GIL EM FILOSOFIA DA CIÊNCIA 2015



PRÉMIO INTERNACIONAL FERNANDO GIL EM FILOSOFIA DA CIÊNCIA 2015

Norte-americano Michael Friedman, distinguido com obra sobre Kant, recebe prémio dia 4 de abril na Fundação Calouste Gulbenkian




O norte-americano Michael Friedman, reconhecido filósofo da ciência e membro proeminente da escola neo-kantiana, foi distinguido com o Prémio Internacional Fernando Gil pelo seu livro Kant’s Construction of nature: A Reading of the Metaphysical Foundations of Natural Science, publicado pela Cambridge University Press (2013). O júri do Prémio ficou “particularmente impressionado pela profundidade e exatidão do conhecimento” de Michael Friedman e irá entregar o galardão numa cerimónia a realizar dia 4 de abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, onde o premiado irá proferir uma palestra original.

Michael Friedman estabeleceu a sua reputação internacional com a publicação do seu primeiro livro, Foundations of Space-Time Theories: Relativistic Physics and the Philosophy of Science (Princeton University Press, 1983), com o qual conquistou o prémio Matchette da American Philosophical Association e o prémio Lakatos para filosofia da ciência. Paralelamente ao seu trabalho mais técnico sobre a filosofia da física, Friedman também escreveu trabalhos sobre a filosofia do séc. XX, dos quais se destaca o livro Parting of the Ways: Carnap, Cassirer, and Heidegger (Open Court, 2000).

Mas é a admiração de Michael Friedman pela filosofia de Kant que tem estado no centro do seu pensamento e que produziu uma leitura radicalmente nova de The Metaphysical Foundations of Natural Science (1786), um dos textos mais difíceis de Kant. O livro de Friedman, Kant’s Construction of nature: A Reading of the Metaphysical Foundations of Natural Science, é a primeira análise sistemática em língua inglesa deste texto de Kant mas será certamente uma referência para estudos posteriores, em qualquer outra língua. Não é apenas uma contribuição para a história da filosofia – é um estudo detalhado de Kant que sublinha o impacto que o físico e matemático inglês Newton teve sobre o filósofo alemão e pode fornecer a base para construir a filosofia da ciência contemporânea.

Com um doutoramento pela Universidade de Princeton (1973), Michael Friedman já lecionou na Universidade de Harvard, na Universidade da Pensilvânia, na Universidade do Illinois e na Universidade do Indiana. Atualmente é professor na Universidade de Stanford.

A cerimónia de entrega do Prémio Internacional Fernando Gil 2015 realiza-se na Fundação Gulbenkian, dia 4 de abril, e no dia seguinte decorre um seminário científico com a participação do premiado e de dois historiadores e filósofos da ciência portugueses cujo programa será brevemente anunciado.

No valor de 75 mil euros, este prémio resulta de uma iniciativa conjunta do Governo português, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e da Fundação Calouste Gulbenkian para homenagear a memória e a obra do filósofo português Fernando Gil (1937-2006). Tem por objetivo distinguir um trabalho de qualidade excecional no domínio da Filosofia da Ciência, que considere quer problemas epistemológicos gerais quer questões relativas a áreas científicas específicas, da autoria de investigadores de qualquer nacionalidade ou afiliação profissional.

Nas edições anteriores, o Prémio Internacional Fernando Gil foi entregue a Ladislav Kvasz, um matemático e filósofo eslovaco, ao italiano Niccolò Guicciardini, pela sua obra Isaac Newton sobre a Certeza Matemática e o Método, e ao sul-coreano Hasok Chang, especialista em Física teórica e Filosofia, pela sua obra intitulada Is Water H2O? Evidence, Realism and Pluralism (Springer, 2012).

Sem comentários:

Enviar um comentário