quinta-feira, 28 de maio de 2015

"A Minha Prisão" de Isaltino Morais - Colocado à venda amanhã

É já amanhã que é colocado à venda, o tão esperado livro, A Minha Prisão de Isaltino Morais. Um relato impressionante, a sua vivência ao longo dos 429 dias que esteve preso, junto com mais 750 reclusos na prisão da Carregueira.

Ao longo do livro aponta o dedo a magistrados e políticos, denuncia as grandes falhas do sistema judicial e penal e foi atrás das grades que assistiu à vitória eleitoral do movimento político com o seu nome, que escreveu um extenso diário, do qual ressalta a desumanidade da prisão e os sentimentos de revolta decorrentes da injustiça de que diz ter sido alvo.


O autarca, recluso n.º 721, recorda que era o único condenado por fraude fiscal, em contraste com o grande número de violadores, pedófilos e homicidas, a forma como era tratado por «Presidente» ou «Tio Isaltino», as vezes que se cruzou nos corredores e no pátio da prisão com Vale e Azevedo, Carlos Cruz ou Ferreira Diniz, a morte de um companheiro de cela por falta de intervenção médica, a forma como se tornou vegetariano por necessidade, os quilómetros que percorreu em círculos para cansar o corpo e vencer as insónias e, as cartas que recebeu e a ansiedade pelo momento das visitas da família.

Sem comentários:

Enviar um comentário