sexta-feira, 18 de julho de 2014

DE CONTENTOR MARÍTIMO A ESPAÇO DE EXPOSIÇÃO DE ARTE

Obras que estiveram expostas no projeto shair 
podem ser admiradas no antigo contentor marítimo transformado em espaço de fruição artística

A plataforma shair marca presença na edição deste ano da Feira do Livro de Braga, com uma seleção de obras de arte que fizeram parte das exposições já realizadas, tendo como objetivo cimeiro sensibilizar a população bracarense para o projeto singular que tem vindo a desenvolver. Um antigo contentor marítimo foi transformado em espaço de exposição de arte, assumindo a forma de uma galeria ambulante onde é possível fruir obras de arte de artistas emergentes, precisamente aqueles que este projeto procura impulsionar.



Durante a primeira semana da Feira do Livro, o exterior do espaço de exposição móvel foi igualmente alvo de diversas intervenções, com o carimbo de arte urbana. João Martins, PMB e SEAN foram os artistas convidados a personalizar a galeria ambulante, tendo estes escolhido o vanguardista poeta chileno Vicente Huidobro como inspiração. Para além desta intervenção, a shair preparou mais alguns momentos de interação com contextos artísticos alternativos, entre os quais um trabalho de personalização de pranchas de skate, a acontecer no perímetro onde se encontra, atualmente, a galeria móvel (Avenida da República, em frente ao café Astória).

A ‘galeria ambulante’ que em muito tem aguçado a curiosidade dos visitantes da feira, surge enquadrada na estratégia de dinamização do projeto shair. Findada esta presença na Feira do Livro no dia 13 de julho, a shair pretende continuar a fazer da galeria uma montra da “nouvelle vague” do meio artístico. Servindo o propósito próprio de que a arte é um espaço de todos e para todos, a shair pretende levar a sua galeria a vários locais do país.
Criado com o intuito de dar uma oportunidade de divulgação, exposição e comercialização a artistas emergentes, o projeto shair, promovido pelo grupo dst, tem procurado disseminar a ideia de que, mais do que contribuir para a maturidade profissional destes novos artistas, adquirir uma obra da sua plataforma é uma forma de garantir que compra algo único, exclusivo e com uma enorme dose de alma.

Sem comentários:

Enviar um comentário