terça-feira, 8 de dezembro de 2015

CONFERÊNCIA Coleção Wentworth-Fitzwilliam: Cinco Séculos de Colecionismo




10 dezembro, 5ªf, 18h

Fundação Gulbenkian, Auditório 3





A propósito da exposição Wentworth-Fitzwilliam. Uma Coleção Inglesa, patente na Sala de Exposições Temporárias da sede da Fundação Gulbenkian, David Ekserdjian, professor de História de Arte e Cinema na Universidade de Leicester, falará sobre esta importante coleção construída ao longo de cinco séculos no dia 10 de dezembro, às 18h, no Auditório 3 da Fundação.

Para além de se focar nas obras expostas, Ekserdjian, que é também autor do texto de fundo do catálogo da exposição, dará a conhecer as mais notáveis pinturas e esculturas que fizeram parte da coleção mas que, por várias razões, já não a integram.

Os colecionadores mais importantes serão colocados em evidência, começando, cronologicamente, com Thomas Wentworth, conde de Strafford, no século XVII, passando pelo marquês de Rockingham no final do século XVIII, e culminando nos dias de hoje.

David Ekserdjian pertenceu aos conselhos de administração da National Gallery, entre 2005 e 2013, e da Tate, entre 2008 e 2013. Foi também membro do Reviewing Committee on the Export of Works of Art entre 2003 e 2012. Atualmente é membro do conselho de administração da Public Catalogue Foundation. Autor de numerosas publicações, incluindo Correggio (1997), Parmigianino (2006) e Alle Origini della Natura Morta (2007), recebeu o título de Cidadão Honorário da cidade de Correggio em 2004. Em 2012 organizou a exposição Bronze, que teve lugar na Royal Academy of Arts, em Londres, entre 15 de setembro e 9 de dezembro do mesmo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário