segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

THE BLUE BOY Brokentalkers... Este espetáculo contém cenas eventualmente chocantes

Este espetáculo intenso combina um desempenho ao vivo muito físico com testemunhos gravados de antigos alunos de instituições católicas, dando uma nova voz teatral a histórias recentemente reveladas de abuso infantil na Irlanda. Sete artistas mascarados, cuja coreografia trabalha com elementos da dança moderna, colocam em palco a questão da culpa.

The Blue Boy teve início em 2008, quando a companhia teatral Brokentalkers começou a analisar o sistema de educação e assistência criado na Irlanda no início do século XIX. Inicialmente centrado nas instituições de beneficência geridas por ordens religiosas com o apoio do Estado, o projeto alargou-se quando Gary Keegan e Feidlim Cannon se começaram a interrogar por que razão este sistema durou mais do que necessário.

O espetáculo não é uma tentativa de construir um memorial, erguer uma estátua, cuidar da relva e seguir em frente. A ideia não era a de ficcionar um relatório. Ironicamente, pretendeu-se evitar o drama. E a intenção dos encenadores também não foi a de nos “deixar de rastos”. O objetivo é que as pessoas saiam da sala interrogando-se por que razão ainda é aceitável que se sintam como se sentem.

Ao longo dos últimos dez anos, sob a direção artística de Feidlim Cannon e Gary Keegan, os Brokentalkers, originários de Dublin, criaram a reputação de serem uma das companhias de teatro mais inovadoras e originais da Irlanda, através dum trabalho formalmente ambicioso que desafia categorias. Os seus espetáculos surgem em resposta ao mundo contemporâneo do qual fazem parte e recorrem a elementos como escrita original, dança, textos clássicos, filmes, entrevistas, materiais encontrados e música, como forma de representar esse mesmo mundo.


HE BLUE BOY
Brokentalkers

» Estreia da companhia em Portugal «


CCB | 20 e 21 de fevereiro | Pequeno Auditório


m/16
[Este espetáculo contém cenas eventualmente chocantes]


LEGENDADO EM PORTUGUÊS


Conceção e direção Feidlim Cannon e Gary Keegan
Intérpretes Marine Besnard, Feidlim Cannon, Dylan Coburn Gray, Eddie Kay, Jessica Kennedy, Megan Kennedy
Músico: Lucy Andrews

Sem comentários:

Enviar um comentário