quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia expõe Pedras com História a partir de 10 de Agosto

No próximo dia 10 de agosto, pelas 18h00, inaugura a Exposição “Pedras com História: Monumentos da Vila de Atouguia da Baleia. Fotografias de António Évora e Textos de Cecília Cavalheiro”, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia. Esta mostra é um diálogo entre fotografia e texto, história e vivência, memórias coletivas e pessoais, a partir das visões entrecruzadas de dois primos, naturais de Atouguia da Baleia.


"Esta exposição não pretende apresentar, em si mesma, as perspetivas históricas dos monumentos fotografados. Antes enuncia olhares e emoções, sugerindo desafios de contemplação. (…) Nesta exposição, convidamos cada um de vós, a olhar cada pedra, não só como um pedaço de história, mas eventualmente seguindo o caminho cruzado do simbolismo e da memória, que no património aqui apresentado, tenta ir ao encontro não só da história ou da religião, mas também encontrar as emoções do profano, através do olhar humano de cada um." (Texto de Apresentação).


A Exposição “Pedras com História: Monumentos da Vila de Atouguia da Baleia” é uma organização da Câmara Municipal de Peniche com os apoios da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de S. Leonardo de Atouguia da Baleia, Santa Casa da Misericórdia de Atouguia da Baleia, 102fm, Profresco, M de Marisco, Electrosson e Tien21.

Enquadrada na Exposição decorrerá, na noite de 20 de setembro, pelas 21h30, uma sessão de "Poesia Medieval" por Luísa Ortigoso, Luís Aleluia e Helena Vieira com a participação do Projeto Ressonante Experimental Criativo - PREC.

"Pedras com História: Monumentos da Vila de Atouguia da Baleia. Fotografias de António Évora e Textos de Cecília Cavalheiro" estará patente ao público na Igreja de S. José – CIAB, entre 10 de agosto e 27 de setembro de 2014, de 3ª feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.


Uma experiência a não perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário