sexta-feira, 7 de outubro de 2016

O ARQUIPÉLAGO




Dia 10 de outubro, segunda-feira, às 23h30 na RTP1


No dia em que a Seleção Nacional entra em campo para defrontar a seleção das Ilhas Faroé, a RTP1 transmite um documentário que nos leva numa viagem pelas ilhas e nos dá a conhecer a comunidade local.

“O Arquipélago” é um documentário surpreendente que nos dá um retrato na primeira pessoa sobre as atividades da comunidade das Ilhas Faroé, nomeadamente a caça à baleia. Esta constitui a base para a autossustentabilidade da comunidade destas ilhas. Neste documento mostramos igualmente as reações aos protestos dos atos conversos da caça deste ser vivo.

Fiel aos seus costumes tradicionais, os habitantes mais modernos continuam a caçar as baleias-piloto. Uma prática bastante polémica e investigada pela sociedade ocidental e sobre a qual a ONG internacional Sea Shepherd recentemente anunciou a sua maior campanha anticaça até à data.

As Ilhas Faroé, que fazem parte do território dinamarquês e estão localizadas entre a Escócia e a Islândia, têm sido constantemente afetadas pelas mudanças dos padrões climáticos do Norte do Atlântico. As comunidades destas ilhas estão ligadas ao mundo moderno e à tecnologia, mas é também um lugar onde as pessoas e a natureza se encontram intrinsecamente ligadas. Durante séculos, os habitantes destas ilhas viveram apenas com os recursos das ilhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário