segunda-feira, 27 de abril de 2015

Prémio Literário Revelação homenageia Agustina Bessa-Luís

Instituído pela Estoril Sol, o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís volta a ser uma oportunidade para todos os jovens escritores, desde que a sua idade não seja superior a 35 anos, completada até 31 de Dezembro do ano de atribuição e sem qualquer obra publicada no género.

Lançado, em 2008, no quadro das comemorações do 50º aniversário da Estoril Sol, o Prémio Literário Revelação, no valor de 10 mil euros, propõe-se distinguir, anualmente, um romance inédito de autor português.

Recorde-se que o prémio referente a 2014, ficou sem vencedor. Após demorada análise e debate sobre as obras apresentadas, o júri decidiu que nenhuma delas reunia as condições bastantes para a atribuição do galardão, que contava, ainda, com o apoio da Gradiva para a edição da obra vencedora.

Caberá a um Júri, presidido por Guilherme D`Oliveira Martins, a avaliação das obras originais a concurso nesta 8ª edição, cujo prazo de recepção termina no próximo dia 31 de Maio.

Numa iniciativa inédita no panorama das Letras portuguesas, a Estoril Sol volta a instituir, assim, os Prémios Literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís, em homenagem aos dois grandes escritores, e atribuirá, ainda, pela primeira vez, um outro Prémio com o nome de Vasco Graça Moura, cujo vencedor será anunciado brevemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário