quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Oceanário de Lisboa recebe antestreia do documentário “As Ilhas Desertas”

Dia 18 de setembro, às 19h, o Oceanário de Lisboa será anfitrião da antestreia do documentário “As Ilhas Desertas”.

O filme, realizado por Alexandre Vaz e Madalena Boto, totalmente financiado por uma campanha de crowdfunding, foca os esforços de conservação de uma espécie de ave, a calhandra-do-Raso que está criticamente em perigo de extinção e que existe apenas numa ilha inabitada do arquipélago de Cabo Verde.

Durante seis semanas, os realizadores acompanharam uma ação de conservação da biodiversidade e restauro do equilíbrio ecológico das ilhas de Raso e de Santa Luzia, levadas a cabo por profissionais de uma organização não governamental local, a Biosfera 1, em colaboração com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Royal Society for the Protection of Birds.

A rodagem do filme acompanhou ainda estudos paralelos que estas organizações desenvolvem nas ilhas, como a monitorização de tartarugas marinhas, em Santa Luzia, e a proteção de colónias de cagarras, no Raso. O projeto revela também a história de um antigo pescador que reinventou a sua vida como conservacionista.

Pela excelência do trabalho desenvolvido, o documentário já integra a seleção oficial de vários festivais, entre os quais, um nacional e três internacionais: Cine’Eco, em Seia (Portugal); Wildlife Conservation Film Festival, em Nova Iorque (EUA); Wildlife Vaasa Nature Film Festival, em Vaasa (Finlândia) e Matsalu International Nature Film Festival, em Lihula (Estónia).

Pela relevância deste projeto português inédito, o documentário de natureza e conservação será apresentado, pela primeira vez, no Oceanário de Lisboa. A sessão de antestreia estará aberta ao público mediante inscrição prévia e limitado ao número de lugares disponíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário