sexta-feira, 28 de abril de 2017

Carlos de Oliveira na Colóquio/Letras Lançamento dia 6 maio, 16h, Museu do Neo-Realismo

No dia 6 de maio, às 16h, é lançado o novo número da revista Colóquio/Letras (Fundação Calouste Gulbenkian), em que o núcleo principal é dedicado ao escritor Carlos de Oliveira. O lançamento realiza-se no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, onde está patente até 29 de outubro a exposição Carlos de Oliveira: a parte submersa do iceberg, com a apresentação do espólio de um dos grandes nomes da poesia e da prosa do século XX em Portugal.

No dossiê desta Colóquio/Letras sobre Carlos de Oliveira (1921-1981) são publicados cinco ensaios — da autoria de Osvaldo Manuel Silvestre, Rui Mateus, José Geraldo, Ricardo Namora e Clara Rowland — que exploram o espólio do autor de “Trabalho Poético”, “Finisterra Paisagem e Povoamento” e “Uma Abelha na Chuva” (romance a partir do qual Fernando Lopes realizou um filme que se tornou central no cinema português), apresentando novas perspetivas de abordagem e novos leitores.

São também publicados neste número da revista vários inéditos do escritor, uma primeira amostra dessa “parte submersa do iceberg” que é o seu espólio, e que permitem perceber o potencial de releitura crítica aí contido. Entre estes documentos contam-se duas cartas inéditas de Carlos de Oliveira, uma para Benjamin Abdala Junior e outra para Giulia Lanciani, de quem se publicam também neste número depoimentos, junto com os de Maria Lúcia Dal Farra, Baptista-Bastos e Gastão Cruz, partes de um diálogo intenso que a própria correspondência do autor regista.

Destacam-se ainda neste número de maio/agosto a entrevista ao poeta Adonis, oriundo do Médio Oriente, e as evocações de duas figuras recentemente desaparecidas: João Lobo Antunes, médico, humanista e homem de cultura, e da poeta suíça Anne Perrier.

Ilustrado com várias imagens de Ilda David, incluindo a capa, o número 195 da Colóquio/Letras será apresentado por Nuno Júdice, diretor da revista, e Osvaldo Manuel Silvestre, curador da exposição Carlos de Oliveira: a parte submersa do iceberg.

Sem comentários:

Enviar um comentário