terça-feira, 21 de março de 2017

RTP AÇORES COM NÚCLEO MUSEOLÓGICO ESTE ANO EM PONTA DELGADA




A RTP Açores vai instalar um núcleo museológico sobre história dos serviços públicos regionais de rádio e televisão nas instalações remodeladas do Centro Regional, em Ponta Delgada.

Este espaço terá uma exposição permanente com a retrospetiva dos principais acontecimentos da empresa e da região desde a inauguração do Emissor Regional dos Açores da Emissora Nacional em 1941 e da instalação do Centro Regional dos Açores da RTP, em 1975.

O Núcleo Museológico da RTP Açores será instalado com recurso a novas tecnologias, apresentando uma componente virtual que apela à realização de visitas de caráter interativo. Este núcleo museológico será acessível à população em geral e às escolas, em especial.

A sua abertura ocorrerá durante o segundo semestre deste ano, por ocasião da instalação conjunta dos serviços de rádio e de televisão no edifício da Rua Castelo Branco, em Ponta Delgada, que se encontra agora em fase final de obras de remodelação.

Os visitantes do futuro núcleo museológico poderão percorrer, cronologicamente, os momentos mais marcantes da evolução da rádio e da televisão públicas nos Açores e, ao mesmo tempo, recordar os principais acontecimentos açorianos das últimas décadas em todas as ilhas.

As visitas presidenciais de Óscar Carmona (1941) e de Craveiro Lopes (1957), a erupção do Vulcão dos Capelinhos (1958) e a assinatura do Acordo da Base das Lajes (1963) são alguns dos conteúdos previstos, tal como a cimeira dos presidentes Nixon e Pompidou na ilha Terceira (1971), a manifestação popular do 6 de junho em Ponta Delgada (1975) e a criação do Instituto Universitário dos Açores (1976).

O discurso museológico percorrerá igualmente, entre outros acontecimentos, a instalação da Assembleia Regional e do Governo dos Açores (1976), o sismo de 1 de janeiro nas ilhas Terceira, Graciosa e S. Jorge (1980) e a entrada da Região na Comunidade Económica Europeia (1985), bem como a visita do Papa João Paulo II aos Açores (1991), a subida do Santa Clara à Primeira Divisão (1999) ou a Cimeira das Lajes com George Bush, Tony Blair e José Maria Aznar (2003).

Sem comentários:

Enviar um comentário