segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Quarta-feira, dia 22 de fevereiro, às 21h00 na RTP2 ESTREIA: EUROPA 30




Uma reflexão sobre os 30 anos da adesão à União Europeia. 1986-2016: 30 anos depois da adesão de Portugal à CEE, o que mudou?

Europa 30 é uma série documental de 6 episódios de autoria de Nuno Severiano Teixeira e David Castaño, realizada por Joana Pontes, que visa refletir sobre o percurso de Portugal desde a adesão à CEE, em 1986.


30 anos passados sobre a adesão de Portugal à CEE, acontecimento marcante da nossa história recente, e numa época em que o projeto europeu está a ser posto à prova, torna-se pertinente fazer um balanço deste processo em permanente evolução.

Em Europa 30 pretende-se analisar não apenas as negociações diplomáticas, os antecedentes e os principais acontecimentos que marcaram a presença de Portugal na União Europeia, mas também o impacto da adesão nas várias dimensões da sociedade portuguesa (política, económica, social, cultural), com o recurso a dados objetivos, que ajudam a compreender as mudanças verificadas nestes últimos 30 anos. 

Nesta série fomos ouvir os testemunhos de António Mega Ferreira, António Vitorino, Augusto Mateus, Fernando Teixeira dos Santos, Francisco Assis, Francisco Seixas da Costa, Frei Bento Domingues, João Ferreira do Amaral, José Pacheco Pereira, Maria de Sousa, Maria João Valente Rosa, Marisa Matias, Martin Schulz, Miguel Poiares Maduro, Nuno Melo, Paulo Rangel, Ricardo Paes Mamede, Viriato Soromenho-Marques e Vitor Martins, e muitos cidadãos comuns (de vários grupos sociais e faixas etárias). 

Sem comentários:

Enviar um comentário