quinta-feira, 6 de agosto de 2015

PROGRAMA CPLP AUDIOVISUAL: PROGRAMA DE FOMENTO À PRODUÇÃO E TELEDIFUSÃO DE CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) lança o PROGRAMA CPLP AUDIOVISUAL com o objetivo de fomentar a produção e a teledifusão de conteúdos audiovisuais nos países de língua portuguesa.

O PROGRAMA CPLP AUDIOVISUAL promove Concursos Nacionais de Seleção de Projetos de documentários e telefilmes de ficção em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, e desenvolve-se em três eixos programáticos:

1 - DOCTV CPLP II - de Fomento à Produção e à Teledifusão de Documentários, já na sua segunda edição; tem como objetivo sistematizar ações de capacitação, coprodução e teledifusão de documentários a partir de um modelo de operação em rede, por meio do qual, e de forma simultânea, cada país participante coproduz um documentário nacional e as respetivas emissoras de televisão promovem a teledifusão da série de documentários nacionais. Esta edição irá selecionar 9 projetos inéditos de documentários de 52 minutos, com orçamento de 50 mil Euros cada, que ofereçam uma visão contemporânea das realidades nacionais.


2 - FICTV CPLP I - de Fomento ao Desenvolvimento, Produção e Teledifusão de Obras de Ficção, em primeira edição, com duas linhas de ação:

O FICTV CPLP I – Produção, realizado através de convocatórias nacionais em Angola, Brasil, Moçambique e Portugal, onde serão selecionados 4 projetos inéditos para a produção de telefilmes de ficção de 52 minutos, com orçamento de 150 mil Euros cada, a serem elaborados a partir de adaptação de obra literária nacional.

FICTV CPLP I – Desenvolvimento, realizado através de Convocatórias Nacionais em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, visando selecionar 5 projetos inéditos paraDesenvolvimento de Projetos Técnicos de Realização, de telefilmes de ficção de 52 minutos, com orçamento de 40 Mil Euros a partir de adaptação de obra literária nacional.


3 - NOSSA LÍNGUA I - primeiro Programa de Intercâmbio e Teledifusão de Documentários da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, fará uma seleção de 4 documentários, já produzidos, em cada um dos países integrantes da Rede CPLP, para montar uma série de 36 obras cuja temática esteja relacionada com uma visão contemporânea das realidades nacionais. A série com orçamento de 240 mil Euros, para custear a legendagem e remasterização, será exibida pela TV Pública de cada um dos países integrantes da rede, seguindo um modelo de operação por meio do qual, e de forma simultânea, cada país participante assegura a teledifusão das obras através de emissoras dos respetivos sistemas públicos de radiodifusão.


No DOCTV II e no FICTV I (linhas de Desenvolvimento e Produção), serão realizadas Oficinas de Capacitação de Desenho Criativo de Produção e Planeamento, além de acompanhamento online com profissionais de ampla experiência em Direção e Produção Executiva que irão dar apoio ao aperfeiçoamento artístico e de planeamento executivo aos realizadores contemplados no Concursos Nacionais de Seleção.



Todos os interessados em participar nos Concursos Nacionais DOCTV II e FICTV I em Portugal podem-se inscrever até 31/10/2015. Para acesso aos regulamentos e mais informações, consulte o site www.cplp.org - Programa CPLP Audiovisual ou entre em contacto com:

ICA I.P. - Instituto do Cinema e do Audiovisual

Tel: 213230800

E-mails: info@ica-ip.pt;

Sem comentários:

Enviar um comentário