Uma série documental de autoria de Jacinto Godinho, que procura resgatar o passado obscuro da PIDE.
Na verdade, “A História da PIDE” não é apenas a história da Policia Internacional de Defesa do Estado, mas sim a de todas as polícias políticas dos 48 anos da Ditadura Militar e do regime autoritário do Estado Novo. Com consultoria da historiadora Irene Pimentel, este é um trabalho exaustivo sobre a história da PIDE.
Nesta série documental de seis episódios, de autoria de Jacinto Godinho, procura-se resgatar o passado obscuro da polícia política do Estado Novo procurando conhecer os factos para além das lendas.
No primeiro episódio: O Arquiteto da PIDE.
Agostinho Lourenço, diretor da Policia Internacional em 1931, primeiro diretor da PVDE (1933) e da PIDE (1945), foi um dos homens-chave do regime salazarista. O homem que comandou durante 25 anos os serviços secretos portugueses e uma temida máquina de repressão politica, sustentada na tortura e nos informadores, era o “anjo negro” de Salazar. Um nome temido dentro do regime, mas um rosto, ainda hoje, praticamente desconhecido de todos os portugueses.
Neste episódio relatam-se as investigações para descobrir o espólio e o passado do capitão Agostinho Lourenço, procurando saber qual a origem do seu poder político.
A biografia dos primeiros anos de vida do temido diretor da PIDE acompanha o início da carreira militar. Lourenço fez parte do primeiro contingente militar português que em 1916 fez os treinos militares, em Tancos, e no início de 1917 partiu para França para lutar nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial.
A sua vida é aproveitada, neste episódio, para narrar também as origens das organizações que em Portugal exerceram a repressão politica desde os tempos da monarquia até à república. Explicam-se também as razões históricas do golpe militar que instaurou a 28 de maio de 1926 o regime da ditadura militar.
Título Original: A História da Pide
Duração: 50 minutos
Sem comentários:
Enviar um comentário