ISRAEL GALVÁN
FLA.CO.MEN
«Um trabalho alegre e aberto que vai para além das expectativas e surpreende a cada momento com um toque divertido, às vezes até gozão. O artista está num momento altamente expressivo, como anunciado previamente, diverte-se em cena e isso é visível.»
Fermín Lobatón - EL PAÍS, 15/09/2014
CCB . 8 e 9 de setembro. Grande Auditório . 21h
Direção, coreografia e interpretação Israel Galván
Músicos David Lagos, Tomás de Perrate, Eloísa Cantón, Caracafé, Proyecto Lorca (Juan Jiménez Alba e Antonio Moreno)
Direção artística e coreografia de “Sevillanas” Pedro G. Romero
Encenação e coreografia de “Alegrías” Patricia Caballero
Desenho de luz Rubén Camacho
Som Pedro León
Direção técnica Pablo Pujol
Coordenação de ensaios Balbi Parra
Figurinos Concha Rodríguez
O bailarino e coreógrafo espanhol Israel Galván, natural de Sevilha, é hoje considerado por muitos como uma das figuras mais invasoras do flamenco contemporâneo. No palco do Grande Auditório vai apresentar o espetáculo FLA.CO.MEN, estreado a 14 de setembro de 2014 na XVIII Bienal de Flamenco de Sevilha.
FLA.CO.MEN é mais do que um espetáculo de flamenco tradicional; é, ao mesmo tempo, um concerto (sendo a música um dos mais importantes aspetos da dança flamenca) e uma performance. Galván incorpora no seu flamenco todas as influências que vai beber aos seus contemporâneos da dança, sem esquecer os seus mestres e o tradicionalismo. Faz a verdadeira reinvenção do flamenco em palco, sozinho, acompanhado de um grupo de músicos.
O corpo de Israel Galván fala-nos através do som, juntamente com os instrumentos dos músicos: é vento, metal e cordas, sem esquecer percussão.
A fusão é algo recorrente nas obras do coreógrafo: tambores africanos com ritmos cubanos, melodias antigas com contemporaneidade; apesar disso, o verdadeiro flamenco continua lá e bem vincado.
Sem comentários:
Enviar um comentário