segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

"Cada garrafa conta uma história" de Ana Sofia Fonseca

Abrir uma garrafa é descobrir uma história. O vinho é muito mais do que uvas e fermentações, a maior das alquimias é o mundo que o vê nascer. Cada garrafa carrega amores e ódios, podas, guerras e fantasmas, colheitas. As suas enxertias. Para além da química, são as histórias que tornam um vinho único. Estas páginas são parágrafos de muitas castas, diferentes lagares – dias de exílio a seguir à revolução de Abril, tempos de desfiles de moda, medos de fantasmas, dedos perdidos na vindima, amores, sangue-azul, fortunas talhadas a suor. As adegas e as suas gentes. Homens e mulheres dos vinhos, na intimidade da sua história. A jornalista Ana Sofia Fonseca apresenta-nos um livro original sobre o mundo do vinho, em que a crítica a aromas e fermentações fica de fora. Aqui há histórias com gente dentro. As famílias por trás de cada garrafa, o engenho do enólogo, dos produtores, da terra e das suas almas. Cada página é uma viagem ao Portugal vinhateiro, aos retratos das suas gentes. De Norte a Sul, de vinha em vinha, de conto em conto.


É um livro sobre vinhos mas que deixa de fora as críticas a aromas e à fermentação. A jornalista Ana Sofia Fonseca dá-nos a conhecer, de forma surpreendente e original, retratos dos homens e mulheres dos vinhos na intimidade da sua história. São parágrafos de muitas castas e de diferentes lagares, numa viagem de norte a sul, de vinha em vinha, de conto em conto.



Curiosidades, laços familiares, momentos decisivos, aventuras e memórias. Histórias reais que, muitas vezes, parecem ficção.

Este é um livro para quem quer descobrir mais sobre o vinho português na sua intimidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário