Exposição em homenagem aos actores que protagonizaram a peça em 1959
Em “O Baile” a acção percorre três gerações ao longo do século XX. Centra-se em três personagens de classe média/alta Lisboeta: numa mulher, Adélia, casada com o Pedro, por sua vez amigo íntimo de Julião, antigo namorado dela, personagem que, por amor a ela e por amizade a ele, se manteve sempre muito próximo do casal, chegando até a viver na mesma casa como hóspede.
Contudo, não se trata de um trio amoroso. Os anos avançam e tudo muda quando ambos ficam a saber que Adélia tem uma doença fatal. A sua eventual morte prematura exige deles uma mudança radical, não muito difícil para o Pedro, mas dolorosa para Julião.
São os momentos em que sentimos uma mulher com desejos secretos de liberdade, de emancipação social e de isolamento conjugal. Surge, então, um baile de máscaras, o qual vai trazer à tona algo que nunca morrerá: o amor.
Recorde-se que, “O Baile” estreou, a 31 de Julho de 1959, no Teatro Monumental, em Lisboa. Ruy de Carvalho, Laura Alves, Paulo Renato e Ruy de Carvalho foram os grandes protagonistas desta peça que registou um dos mais expressivos sucessos de bilheteira daquela época.
Ficha técnica:
Interpretação: Carla Chambel, Henrique de Carvalho e Rui Neto | Cenografia: António Casimiro | Encenação: João Mota | Tradução: Paula Carvalho | Adaptação: Paulo Mira Coelho | Produção: ArtFeist e Inactu Produções.
Sem comentários:
Enviar um comentário