sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Desafio Gulbenkian “NÃO à Diabetes!” Apresentação 7 setembro, segunda-feira, 11h30 Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian

No próximo dia 7 de setembro é apresentado publicamente na Fundação, na presença do Ministro da Saúde, o Desafio Gulbenkian “NÃO à Diabetes!”, um projeto com duração de cinco anos que junta autarquias e instituições de saúde locais, regionais e nacionais, envolvendo toda a sociedade numa iniciativa que pretende combater a progressão da Diabetes em Portugal.

Portugal é o país europeu com a taxa de prevalência de diabetes mais alta: 13% da população com idade entre os 20 e os 79 anos, segundo o relatório de Saúde da OCDE de 2014. O tratamento da doença e das suas complicações representa atualmente cerca de 10% da despesa de saúde no nosso país. Em 20 ou 25 anos esta percentagem poderá chegar aos 15%, com gastos diretos com a diabetes em mais de 3 mil milhões de euros, se não houver uma intervenção integrada dirigida à mudança dos hábitos de vida e à identificação dos indivíduos em risco.

Mais de um milhão de portugueses tem diabetes, mas destes um pouco menos de metade desconhece ter a doença. Por outro lado, está provado que a diabetes tipo 2, a que mais tem aumentado, pode ser prevenida ou, pelo menos, o seu aparecimento pode ser atrasado de modo significativo.

O projeto de âmbito nacional “NÃO à Diabetes!”, que decorre do estudo “Um Futuro para a Saúde – Todos temos um papel a desempenhar”, apresentado pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2014, será coordenado pela Associação Protetora dos Diabéticos em Portugal, que fará a implementação do projeto, em articulação com o Programa Nacional para a Diabetes, Associação Nacional de Municípios Portugueses e demais parceiros: Associação Nacional de Farmácias, Merck Sharp & Dohme, Novartis, Fundação AstraZeneca e Sociedade Portuguesa de Diabetologia.

O Desafio Gulbenkian “Não à Diabetes!” será acompanhado pela Comissão da Plataforma “Um Futuro para a Saúde”, e terá um Conselho de Supervisão que integra Nigel Crisp, responsável pelo relatório “Um Futuro para a Saúde”, Francisco George (Diretor Geral da Saúde) e Jorge Soares (Programa Gulbenkian Inovar em Saúde).



Programa 7 setembro 2015:

11h30

Artur Santos Silva, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG)

Lord Nigel Crisp, Conselho de Supervisão do Desafio Gulbenkian “NÃO à Diabetes!”

João Raposo, Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal

Paulo Macedo, Ministro da Saúde


12h15

Assinaturas dos Protocolos:

FCG – Ministério da Saúde

FCG – Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal

FCG – Associação Nacional das Farmácias

FCG – Merck Sharp & Dohme

FCG – Novartis

FCG – Fundação AstraZeneca

FCG – Sociedade Portuguesa de Diabetologia

Sem comentários:

Enviar um comentário