A Acesso Cultura celebra o seu segundo aniversário com mais uma edição da Semana Acesso Cultura, a que o Centro Cultural de Belém se associa. Entre os dias 15 e 21 de junho, haverá visitas no âmbito do “Portas Abertas”, este ano a explorar o conceito da Luz, um debate e a atribuição do Prémio Acesso Cultura 2015. Várias são as instituições que, por todo o país, vão abrir as suas portas para receber o público mais curioso. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.
No CCB, no sábado, dia 20 de junho, às 11h30, abrimos as portas da Garagem Sul com uma visita guiada à exposição "Paisagem como Arquitetura" para conhecer e estudar os projetos de João Gomes da Silva e Paulo David. Nesta visita, pretende-se revelar a forma como é feito o aproveitamento da luz (natural e artificial) nos projetos apresentados na exposição. Ainda na Garagem Sul, no domingo, 21 de junho, pelas 11h30, irá realizar-se a oficina “Espaço, Luz e Sombra”, onde os participantes, com recurso ao desenho e a maquetes, irão aprender alguns conceitos base na conceção lumínea e espacial em arquitetura, através da criação de um espaço, configurado por limites e definido pela luz e pela sombra.
Para além da Garagem Sul, também haverá uma visita guiada aos bastidores do Grande Auditório, no dia 20 de junho às 16h. O principal objetivo é revelar a estrutura humana, técnica e arquitetónica que permite a realização dos eventos que aqui se apresentam. Terá, também, uma particular atenção aos sistemas de iluminação deste auditório. As atividades ligadas à Acesso Cultura terminam com uma visita guiada pelo edifício do CCB que propõe, a partir do tema “A Luz”, revelar a forma como este edifício manuseia a luz natural e artificial nos diferentes espaços que o compõem. Será no dia 21 de junho, às 16h.
Para mais informações pode consultar o site da Acesso Cultura.
Sem comentários:
Enviar um comentário