Obras inéditas criadas inspiradas na “Mensagem” de Fernando Pessoa estão em exposição na Galeria das Salgadeiras na exposição “GRIFO”.
O tríptico “Trindade” de autoria de Cláudio Garrudo é um trabalho inédito no quarto onde Fernando Pessoa faleceu, no Hospital St. Louis no Bairro Alto.
Este é o mote para mais um encontro com os artistas, no novo espaço da Galeria na Rua da Atalaia 12 a 16, no próximo Sábado dia 13, das 18h às 20h.
O encontro será com Cláudio Garrudo e Teresa Gonçalves Lobo, autores de, respectivamente, "Trindade" e "Mensagem da Alma". Em "Trindade", um triptico de fotografias com 53.6 x 240 cm, Cláudio Garrudo registou, num atmosfera de sonho e de viagem, o quarto onde Fernando Pessoa faleceu, no Hospital St. Louis. "Mensagem da Alma", um desenho a pastel seco com 190 x 140cm, Teresa Gonçalves Lobo inspirou-se na última estrofe do verso a D. Fernando: " E eu Vou, e a luz do gladio erguido dá / Em minha face calma. / Cheio de Deus, não temo o que virá, / Pois, venha o que vier, nunca será / Maior do que a minha alma."
Aproveite este dia para ver a exposição e conversar com os artistas.
«A escolha de "Mensagem”, que dá aos sete artistas da exposição “Grifo” o fio que usam no labirinto de cada obra sua, resume, mais do que muitos pensam, algumas das questões que o nosso tempo põe a si mesmo: a aura que se torna vestígio, o desvio do sentido, a imagem da palavra, a voz da imagem, o tempo do tempo. As obras agora apresentadas “lêem” “Mensagem” e são “lidas“ por ela, num jogo especular de signos e sinais visuais. Na proliferação das suas expressões artísticas, os artistas dizem-nos que o Encoberto é o Desejado.», como refere José Manuel dos Santos em "Grifo" - Publicação da Galeria das Salgadeiras, Novembro 2014.
A exposição conta ainda com trabalhos de Helena Gonçalves, Jaime Vasconcelos, Joanna Latka, Marta Ubach e Pauliana Valente Pimentel e tem curadoria de Ana Matos.
Sem comentários:
Enviar um comentário